Atendimento ao Cliente: (21) 2597-1824

Como detectar vazamentos de água?

Um vazamento de água traz prejuízos tanto econômicos como ambientais e por este motivo deve ser encontrado e arrumado.

A grande maioria das residências, apartamentos, estabelecimentos comerciais, indústrias já se deparou alguma vez com vazamento de água. Enquanto não descoberto, ele se torna de fato inconveniente para a rotina de um ambiente.

Um simples vazamento de água pode trazer uma série de problemas ao prédio, dentre eles:
• Desperdício de água;
• Comprometimento da pintura das paredes;
• Descolamento de azulejos em cozinhas e banheiros;
• Goteiras em lajes, que podem comprometer a estrutura da mesma;

Como identificar um vazamento?

Quanto antes você conseguir detectar a origem do vazamento melhor. A seguir, estão algumas dicas para se identificar um vazamento na sua residência ou empresa:

1) Analise mensalmente as contas de água do imóvel

Um primeiro sinal de que o desperdício existe é o aumento no consumo de água, que pode ser identificado através do aumento do valor de sua conta de água. Lá você encontra registrado o consumo de água do mês, geralmente expresso em metros cúbicos de água. Se o consumo sofreu um aumento significativo de um mês para outro, sem alterações na rotina do imóvel, possivelmente deve existir algum vazamento.

2) Umidade nas paredes

Esse é o sinal mais perceptível do vazamento. No local aonde ele se encontra, poderão existir manchas e bolor. Se na parede houver azulejos, estes tendem a ficarem ocos e depois descolarem. Quando evidenciados alguns destes sinais, deve-se buscar a ajuda de um especialista o mais breve possível, a fim de se evitar maiores transtornos.

3) Gotejamento

Uma simples torneira que não para de pingar, é capaz de elevar a quantia de sua conta de água, além de atrapalhar o seu descanso. Portanto, quando identificado, deve-se providenciar o conserto da torneira.

 

Possíveis causas para o vazamento

 

Válvula redutora de pressão na caixa de água quente: quando a válvula redutora está com vazamento e possível escutar um assovio. Isto porque não é possível visualizar o vazamento, uma vez que na maioria das vezes as válvulas são ligadas diretamente no ralo. Sendo assim, ao perceber um barulho diferente vindo do ralo, verifique se não há vazamento de água, pois este é um indício do mesmo.

Vasos sanitários: em alguns casos o vazamento pode ser vindo do entupimento do vaso sanitário. Para a identificação deste verifique a existência de sons sibilantes.

Hidrômetro: muitas vezes a verificação dos ponteiros de hidrômetro (relógio) do imóvel é um sinal de que há algum vazamento. Se o registro de água da casa foi fechado, e o relógio parou de girar, sabe-se que o vazamento não é no hidrômetro, mas sim no interior da casa.

Vistorias em mangueiras e torneiras: Verifique se não há gotejamento nas mangueiras e torneiras da residência. Muitas vezes, o problema está nestes locais.

Chuveiros: a cabeça do chuveiro mal posicionada pode dar origem a um vazamento de água. Neste caso, o conserto é bastante rápido e simples de ser executado.

 

Busque ajuda profissional

Muitas pessoas quando desconfiam de que existem um vazamento em seu imóvel, contratam para encontrar o vazamento e arrumá-lo, um profissional amador, ou seja, que não possui experiência no assunto. Elas fazem isso, porque estão em busca dos valores mais baixos, mas aqui vale sempre a máxima de que o barato pode sair bem caro. Isto porque na tentativa de encontrar o vazamento, o profissional pode sair quebrando paredes desnecessariamente e até mesmo perfurar tubulações.

Recomenda-se contratar um especialista no assunto, que possui experiência e já sabe quais são as possíveis causas de um vazamento, irá direto ao ponto, e facilmente será capaz de eliminar o tão indesejado vazamento.



Desentop Saneamento
Fale com um atendente

Orçamento: 21 96734-9105

Locação de banheiros químicos: 21 96754-8529

WhatsApp