Qual a diferença?
O registro é responsável por controlar a entrada de água, quanto mais aberto mais água passa. Os registros precisam estar presentes em todos os cômodos que possuem o uso de água, ou seja, o banheiro precisa ter um e a lavanderia outro. Se a casa tiver mais que um banheiro cada um precisa ter o seu registro.
Existem dois tipos de registros que podem ser usados: registro de pressão e registro de gaveta.
Registro de pressão
Registro de pressão é aquele que usamos para abrir e fechar a torneira, seja na pia da cozinha ou no lavatório do banheiro. É o registro que usamos no dia-a-dia, ele controla a passagem de água de apenas uma saída.
Registro de gaveta
Também conhecido como registro geral. É ele que vai controlar a distribuição da água naquele cômodo. É aquele que você mexe às vezes, para realizar um concerto ou uma manutenção e precisa contar a distribuição de água.
Onde instalar o registro de gaveta?
Precisa haver um na caixa d’água e um em cada cômodo onde há saída de água: cozinha, banheiros, lavanderia. É preciso deixar a passagem sempre aberta, senão cria ar no cano comprometendo o percurso.
Como comprar um registro?
Procure saber com o encanador, o tipo de cano que ele usou durante a instalação para comprar o tamanho certo do registro:
- O diâmetro do registro;
- Se é para água fria ou quente;
- Se será rosqueado ou soldado;
- Qual o acabamento do registro.
Com essas dicas e sabendo a diferença entre um e outro fica mais fácil de escolher e saber como instalar cada um.