Além de agredir o meio ambiente, jogar óleo na pia pode danificar a tubulação da sua casa
A fritura sempre fez parte da culinária nacional, muitos dos mais famosos pratos brasileiros são feitos com óleo quente.
Mas o que você faz depois de usar o óleo? Joga pela pia? Então você está fazendo isso errado e possivelmente está estragando a tubulação da sua casa.
O óleo de cozinha descartado de forma incorreta representa uma grande parcela dos serviços de desentupimento e isso acaba afetando na periodicidade da limpeza da caixa de gordura, que está cada vez mais emergencial.
Segundo estimativas calcula-se que o descarte de óleo feito da forma incorreta atinge até 700 milhões de litros. Um número assustador, sobretudo sabendo que apenas um litro de óleo pode contaminar até 25 litros de água.
E tudo isso acaba afetando o meio ambiente, a tubulação da sua casa e da rede pública, sem falar que aumenta os gastos no processo de tratamento de esgoto.
Ou seja, jogar óleo na pia é a pior coisa que você pode fazer.
Mas mesmo sabendo que a maioria das pessoas ainda pratica esse descarte errôneo, cerca de 10% da população está reciclando seu óleo. A reciclagem ajuda a diminuir os impactos causados ao meio ambiente mas não é o suficiente, mais pessoas precisam se conscientizar para fazer o descarte do óleo de maneira correta.
Impactos ambientais do óleo de cozinha
Segundo a Oil World, o Brasil consome cerca de 9 bilhões de litros de óleo por ano. Desses 9 bilhões, 200 milhões são despejados nas pias por mês.
Apenas 1% desse número recebe tratamento e descarte consciente, o restante é despejado em rios e lagoas. Por esse motivo o óleo recebe o título de maior poluidor de água no Brasil.
Apenas um litro de óleo é capaz de contaminar até 25 litros de água, além disso uma fina camada de óleo impede a passagem do sol e dificulta as plantas de realizarem a fotossíntese.
Além de todos esses impactos ambientais o óleo de cozinha descartado de maneira incorreta pode danificar a sua tubulação e causar um entupimento na sua casa.
Isso acontece porque depois de seco, o óleo endurece e impede que a tubulação funcione como deveria. Para que esse problema seja solucionado você precisa da atuação de uma empresa especializada.
Como realizar o descarte consciente do óleo
Para que a sua tubulação e o meio ambiente saiam ganhando você precisa aprender a realizar o descarte consciente do óleo.
Para descartar o óleo, armazene-o em um recipiente plástico como as garrafas PET. Vá armazenando até encher a garrafa, lembrando sempre de vedá-la bem.
Depois, ligue para empresas que realizam o descarte consciente do óleo. Verifique aqui (http://www.ecycle.com.br/postos/reciclagem.php) locais próximos a sua residência para descartar seus resíduos com segurança.
Torne uma rotina o descarte correto de óleo de cozinha
Você só tem benefícios na hora de descartar o óleo de cozinha de maneira correta. São passos simples, como visto acima, para que você possa contribuir para a qualidade e a manutenção do meio ambiente e também para evitar prejuízos – econômicos e estruturais – na sua residência.