Saiba quais são as 3 etapas da ETE.
ETE é a sigla de Estação de Tratamento de Esgoto. A ETE é um polo de tratamento que recebe todo tipo de esgoto e água utilizados pela população. Após o tratamento, esses resíduos são despejados no meio ambiente com o menor impacto ambiental possível.
A ETE é adotada por governos em todo o Brasil, mas já é possível encontrar essas mesmas estações em proporções menores em condomínios, empresas de grande porte e até mesmo algumas casas.
A preocupação com o tratamento do esgoto começou com os crescentes casos de infecções por consumo de água contaminada, e para que a saúde do planeta, de uma forma geral, seja preservada.
Durante o processo de tratamento, a água que chega das casas, apartamentos, indústrias, empresas e muitos outros locais passa por várias etapas e setores onde um tipo de tratamento específico é adotado.
Esse processo é longo e pode levar até 20 dias para que uma quantidade considerável de água seja tratada a ponto de ser lançada novamente no ambiente.
As etapas de tratamento podem ser divididas em 3 grandes grupos: tratamento preliminar, tratamento secundário e tratamento terciário. Dentro desses 2 blocos, há grandes etapas de tratamento por onde a água precisa passar.
Etapas de tratamento
Tratamento preliminar
Consiste na retirada de resíduos sólidos e detritos como areia e poeira que possam estar misturados na água. Além de limpar a água, esse processo previne que essas partículas não danifiquem a moto-bomba da estação.
Dentro desse bloco de tratamento o efluente passa pelos seguintes estágios:
Grade: Funciona como um filtro, com espaçamento de até 2,5 cm entre um fio e outro e uma inclinação de 45º. Impede que objetos sólidos passem pela grade.
Caixa de areia: Também pode ser classificado como um filtro, mas aqui a função é impedir que partículas menores de sujeira passem, deixando que apenas o fluido passe.
Calha Parshal: Funciona como um funil, calculando a quantidade de água que passa por ele. Ele ajuda a controlar a entrada de água nos estágios seguintes.
Tratamento secundário
Durante o tratamento secundário a água passa por diversos estágios onde o tratamento visa a qualidade da água em si, retirando qualquer tipo de matéria orgânica que possa estar na composição da água.
Valo de oxidação: Aqui ocorre um processo químico onde toda e qualquer matéria orgânica se torna inorgânica.
Decantador secundário: Nesse processo há uma filtragem feita através da gravidade, onde toda a matéria sólida é armazenada no fundo do tanque.
Leito de secagem: Através de um processo químico, toda a água é evaporada, e posteriormente recuperada. O lodo que se formou no decantador secundário é encaminhado para o aterro sanitário.
Tratamento terciário
Aqui ocorre o processo de recuperação da água. Esse processo é feito em um tanque confeccionado com diversas tubulações onde a água é forçada a passar. Dentro desses canos a água recebe o tratamento com a injeção de cloro em estado gasoso.
Depois de todo o processo de tratamento a água, agora já purificada, segue para um reservatório, onde fica até ser liberada para a natureza ou reutilizada.
As ETEs são uma forma consciente de tratamento de água, funcionam de maneira muito eficiente e garantem que a água que utilizamos não está sendo desperdiçada, e sim devolvida no ambiente de maneira correta, sem degradar o meio ambiente.